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quarta-feira, 16 de julho de 2025

Preço médio da internet móvel aumentou no Brasil, diz Anatel

Levantamento aponta que o valor médio pago por um gigabyte de internet móvel passou de R$ 5,05 para R$ 6,13, um aumento de 21,47%

O acesso à internet está pesando mais no bolso dos brasileiros. Pelo menos é isso o que aponta o Panorama Econômico-Financeiro de Telecomunicações, divulgado recentemente pela da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o documento, o preço médio pago por um gigabyte de internet móvel passou de R$ 5,05 para R$ 6,13 entre o primeiro trimestre de 2024 e o mesmo período de 2025. Isso representa uma alta de 21,47%.

Valor da internet móvel vem subindo desde o ano passado
O levantamento ainda confirma uma tendência de alta no valor gasto por GB no serviço móvel pessoal (SMP). O preço cobrado vem subindo desde o primeiro trimestre de 2024, após um período de forte queda entre 2021 e 2023.

O cálculo deste valor é feito com base nos dados consumidos pelos usuários, desconsiderando o total contratado. Por exemplo, se uma pessoa contratou um pacote de 10 GB por R$ 50, mas só usou 5 GB, o preço gasto foi de R$ 10 por GB.

Segundo a Anatel, uma das explicações da alta do preço é que o consumo médio caiu de 5,92 GB para 5,37 GB, uma diminuição de 9,30%. Como os usuários estão gastando menos internet, a tendência é que o valor gasto por GB aumente.

No entanto, o levantamento identificou também uma alta na receita média por usuário de planos móveis, que passou de R$ 29,61 para R$ 31,61. Isso significa que os planos estão mais caros ou os próprios clientes estão preferindo contratar pacotes maiores.

Cenário da banda larga fixa é diferente

- Já em relação a banda larga fixa, a Anatel observou uma queda no preço médio do GB consumido,

- Além disso, houve alta no consumo médio de dados na comparação entre o primeiro trimestre de 2024 e o de 2025.

- Neste período, o preço médio por GB passou de R$ 0,29 para R$ 0,25, uma queda de 14,88%.

- Enquanto isso, o consumo médio por usuário subiu de 325 GB para 379 GB, um crescimento de 16,52%.

- A receita média por usuário também caiu, de R$ 100,73 para R$ 95,17, indicando que os clientes estão pagando menos pelos serviços.

Fonte: OLHAR DIGITAL

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